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Planejamento estratégico: cresça seu comércio em 6 passos!

Planejamento Estratégico 6 Passos Para Traçar O Crescimento Do Seu Comércio - VERKH CONSULTORIA

Planejamento estratégico: 6 passos para seu comércio crescer

Confira os passos indispensáveis em um planejamento estratégico para fazer seu comércio atingir o crescimento empresarial

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para definir os objetivos, as metas e as ações que vão orientar o crescimento do seu negócio. 

Ele permite que você analise o cenário atual, identifique as oportunidades e os desafios, e trace um plano de ação para alcançar os resultados desejados.

Mas como fazer um planejamento estratégico eficiente e funcional? 

Confira nossas dicas e conheça os passos essenciais.

1. Um bom planejamento estratégico requer a definição de missão, visão e os valores

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico é definir a missão, a visão e os valores do seu comércio. 

Esses elementos representam a identidade, a razão de ser, o propósito e os princípios que norteiam o seu negócio.

A missão é a declaração que resume o que o seu comércio faz, para quem faz e como faz. 

Ela deve responder à pergunta: qual é o motivo da existência do seu negócio?

A visão é a declaração que expressa o que o seu comércio deseja ser no futuro, qual é a sua aspiração e aonde quer chegar. 

Desse modo, ela responde: como você quer que o seu negócio seja reconhecido?

Já os valores são os conceitos e as crenças que orientam as atitudes e as decisões do seu comércio, tanto internamente quanto externamente. 

Eles devem responder à pergunta: quais são os comportamentos e as normas que regem o seu negócio?

Ao definir esses elementos, você estabelece a base do seu planejamento estratégico e comunica aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros qual é a essência do seu comércio.

2. O segundo passo é a análise SWOT 

O segundo passo para fazer um planejamento estratégico é fazer uma análise SWOT do seu comércio. 

A análise SWOT é uma ferramenta que possibilita à empresa fazer uma avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que estão envolvidas no negócio.

Ao fazer essa análise, você consegue ter uma visão mais ampla e realista do cenário em que o seu comércio está inserido e identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio

3. Estabeleça os objetivos e as metas para seu planejamento estratégico

Após a análise do mercado e de sua realidade, é hora de estabelecer os objetivos e as metas do seu comércio. 

Os objetivos são os resultados gerais que você quer alcançar com o seu negócio, conforme a sua missão e visão. 

Já as metas são as medidas específicas e quantificáveis que indicam se você está cumprindo os seus objetivos ou não.

Esse passo é essencial, pois, ajuda a empresa a estabelecer o que quer alcançar e como você vai medir o seu progresso e o seu sucesso.

4. Defina as estratégias e as ações do seu planejamento estratégico

Para que os objetivos e metas sejam executados com sucesso, é preciso definir as estratégias e as ações.

As ações devem ser detalhadas e atribuídas a cada responsável, com prazos e recursos definidos. 

Com isso, você estabelece como você vai alcançar os seus objetivos e as suas metas com o seu comércio.

Melhores seu controle financeiro com nossas dicas no artigo abaixo;

Dicas para simplificar o controle de gastos no comércio 

5. Monitore e avalie os resultados das ações de seu planejamento estratégico

O quinto passo para fazer um planejamento estratégico é monitorar e avaliar os resultados obtidos.

Esse monitoramento permite que você verifique se as ações estão sendo executadas conforme o planejado, se estão gerando os resultados esperados e se há necessidade de ajustes ou correções. 

Por exemplo: verificar diariamente o número de vendas, o estoque, o fluxo de caixa, margem de lucro, etc.

A avaliação permite que você mensure o grau de alcance dos seus objetivos e metas, identifique os pontos positivos e negativos do seu planejamento e tome decisões para melhorar o seu desempenho.

Conheça mais sobre o fluxo de caixa em sua empresa. Veja o artigo…

Fluxo de caixa: saiba como realizar e mantenha a saúde financeira em dia 

6. Atualize o seu planejamento estratégico

A atualização deve ser feita com base na avaliação, mantendo os elementos que ainda são válidos e alterando os elementos que já não são mais adequados. 

Ela deve envolver todos os envolvidos no planejamento e comunicar as mudanças para todos os interessados.

Esse processo, feito periodicamente, garante que o seu planejamento estratégico esteja sempre atualizado e alinhado com a realidade do seu comércio.

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Confira o artigo e veja um guia prático para o planejamento estratégico do crescimento do seu comércio
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