5 Passos para aumentar a lucratividade da sua ótica!

Aprenda 5 Dicas Práticas para Melhorar a Lucratividade da sua Ótica!

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5 Estratégias para Aumentar a Lucratividade da sua Ótica

Descubra como você pode lucrar mais com a sua ótica seguindo estas 5 dicas simples e eficazes

A lucratividade é um indicador que mede a capacidade de uma empresa gerar lucro a partir de suas receitas, sendo assim, quanto maior a lucratividade, mais rentável é o negócio.

No entanto, aumentar a lucratividade não é uma tarefa fácil, especialmente em um mercado competitivo como o de óticas. 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica, o setor óptico brasileiro movimentou cerca de R$ 23,5 bilhões em 2022, mas também enfrentou desafios como a queda do poder de compra dos consumidores, a concorrência desleal e a alta carga tributária.

Desse modo, para aumentar a lucratividade da sua ótica, você precisa otimizar seus custos, aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Quer saber como fazer isso? Veja a seguir cinco estratégias que podem ajudá-lo nesse sentido!

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1. Faça um bom planejamento financeiro para garantir maior lucratividade

Primeiramente, o planejamento financeiro é essencial para controlar as entradas e saídas de dinheiro da sua ótica. 

Sendo assim, você deve registrar todas as suas despesas e receitas, separando-as por categorias, como:

  • aluguel;
  • salários;
  • impostos;
  • fornecedores;
  • vendas;
  • entre outros. 

Assim, você pode analisar seu fluxo de caixa, identificar seus custos fixos e variáveis, e definir metas e orçamentos para cada período.

Com um bom planejamento financeiro, você pode reduzir seus gastos desnecessários, negociar melhores condições com seus fornecedores, evitar dívidas e juros, e investir em melhorias para o seu negócio.

2. Ofereça um atendimento diferenciado

O atendimento é um dos principais fatores que influenciam a satisfação e a fidelização dos clientes. 

Para oferecer um atendimento diferenciado, você deve treinar sua equipe para ser cordial, educada, atenciosa e solícita. 

Certamente, você deve conhecer as necessidades e preferências dos seus clientes, e então, oferecer soluções personalizadas para cada um deles.

Além disso, você deve manter um relacionamento pós-venda, enviando mensagens de agradecimento, lembretes de revisão e até mesmo promoções exclusivas.

Por fim, solicite o feedback dos seus clientes, e use as críticas e sugestões para melhorar seus produtos e serviços.

3. Diversifique seu mix de produtos

O mix de produtos é o conjunto de itens que você oferece aos seus clientes, ou seja, quanto mais diversificado for sua carteira, mais chances você tem de atender às diferentes demandas e perfis do seu público. 

Portanto, ofereça uma variedade de marcas, modelos, cores, tamanhos e preços de óculos. Diversificando seu negócio você abrange uma clientela diferenciada.

Você também deve estar atento às tendências do mercado, e renovar seu estoque com frequência, para oferecer novidades e atrair mais clientes.

4. Crie um programa de fidelidade

Por fim, crie um programa de fidelidade é uma forma de recompensar seus clientes fiéis, que compram com frequência e indicam sua ótica para outras pessoas. 

Faça um sistema de pontos, como, por exemplo: cada compra vale uma quantidade de pontos, que podem ser trocados por descontos, brindes ou serviços. 

Você também pode oferecer benefícios exclusivos, como garantia estendida, entrega gratuita, parcelamento sem juros, etc.

Com um programa de fidelidade, você pode aumentar o valor do seu ticket médio, o número de vendas recorrentes, e a retenção de clientes. 

5. Analise seu ticket médio

Você sabe o que é o ticket médio? Sobretudo, ele é uma métrica que indica o valor médio das vendas realizadas em um determinado período. 

Analisá-lo é fundamental para aumentar a lucratividade de uma ótica, pois permite identificar oportunidades de melhorar o desempenho comercial, reduzir custos e fidelizar clientes. 

Algumas estratégias para aumentar o ticket médio de uma ótica são: 

  • ofereça produtos complementares;
  • crie promoções e descontos progressivos;
  • invista em treinamento e capacitação dos vendedores; 
  • segmente os clientes conforme o seu perfil, preferências e necessidades.

Dica extra: tenha apoio de uma consultoria especializada

Agora que você já compreendeu quais são as principais estratégias para aumentar a lucratividade da sua ótica, é preciso implementá-las. 

Mas como fazer isso sem sofrer dores de cabeça? A resposta é: com uma consultoria financeira.

A Verkh é uma contabilidade especializada, que visa obter orientação e apoio para gerenciar as finanças da sua empresa.

Sobretudo, nossos profissionais contábeis possuem conhecimento e experiência em vários segmentos do mercado, desde indústrias, até comércios e serviços. 

Ela pode oferecer soluções personalizadas e adequadas à realidade e às necessidades do seu negócio.

Portanto, não perca mais tempo e foque no que importa para aumentar sua lucratividade!

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Você quer aumentar a lucratividade da sua ótica? Então confira estas 5 estratégias que vão te ajudar a alcançar esse objetivo!
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