Aumente a eficiência operacional da sua empresa em 5 passos
Veja dicas simples para aumentar a eficiência operacional da sua empresa e melhorar os seus resultados
Em tese, a eficiência operacional é a capacidade de otimizar os processos de uma empresa.
No entanto, o processo é responsável por mais fatores essenciais para uma empresa.
Iniciando pela redução de custos, desperdícios e erros, e com isso, contribui para o aumento da qualidade e a produtividade da empresa, ou seja, no fim isso tudo resulta em mais satisfação dos clientes.
Então, você quer ter uma empresa efetiva e clientes satisfeitos? Nós vamos te ajudar!
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O que é a eficiência operacional e como maximizar?
Partindo do pressuposto que uma empresa eficiente é aquela que consegue fazer mais com menos, a eficiência operacional é a capacidade de otimizar os processos de uma empresa, para gerar mais resultados, investindo menos.
Mas, para alcançar a eficiência operacional na sua empresa, é preciso investir em boas práticas.
Pensando nisso, separamos algumas boas práticas que você deve adotar em sua empresa.
Separamos mais alguns artigos para te ajudar a organizar a sua empresa
- Controles internos empresariais: quais são e como dominá-los?
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- Calcule e controle os custos operacionais para aumentar sua lucratividade
Dica 1: Tenha uma visão sistêmica da sua organização
Para melhorar a eficiência operacional, é preciso entender como os diferentes setores, áreas, funções e atividades se relacionam e se influenciam mutuamente.
Afinal, uma empresa não “caminha” com apenas um setor. Vendas depende de financeiro, que depende de contabilidade e por aí em diante.
Com a análise dos setores, e entendimento de como eles se comunicam, você pode identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Uma forma de ter uma visão sistêmica da sua organização é utilizar a matriz SWOT, que consiste em analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa, em relação ao seu ambiente interno e externo.
Dica 2: Invista na capacitação e no engajamento dos seus colaboradores
Os seus colaboradores são os responsáveis por executar as atividades e gerar valor para a sua empresa.
Por isso, é importante investir na capacitação e no engajamento deles, para que eles possam realizar as tarefas com mais qualidade, rapidez e eficácia.
Além disso, colaboradores bem treinados e capacitados para suas funções, podem contribuir com ideias, sugestões e soluções para os problemas e desafios da organização.
Dica 3: Adote ferramentas e metodologias de gestão dos processos
As ferramentas e metodologias de gestão dos processos são essenciais para padronizar, automatizar, controlar e melhorar os processos da sua empresa.
Elas podem ajudar você a reduzir os custos, os desperdícios e os erros, e a aumentar a qualidade, a produtividade e a satisfação dos clientes.
Algumas das principais ferramentas e metodologias de gestão dos processos são:
- Sistema de gestão da qualidade (SGQ), que visa garantir a conformidade dos produtos e serviços com os requisitos dos clientes e das normas;
- Lean Manufacturing, que visa eliminar os desperdícios e agregar valor aos processos;
- Six Sigma, que visa reduzir a variabilidade e os defeitos dos processos;
- Business Process Management (BPM), que visa modelar, executar, controlar e melhorar os processos de negócio.
Dica 4: Monitore os indicadores de desempenho dos processos
Os indicadores de desempenho dos processos são medidas que permitem avaliar o resultado e o impacto dos processos na sua empresa.
Eles podem ajudar você a verificar se os seus objetivos, metas e planos de ação estão sendo cumpridos, e a identificar as oportunidades de melhoria e as ações corretivas necessárias.
Dica 5: Busque a melhoria contínua dos processos
A melhoria contínua dos processos consiste em implementar ações de aperfeiçoamento dos processos de forma sistemática e permanente, visando aumentar a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Essas ações ajudam a acompanhar as mudanças do mercado, a atender as expectativas dos clientes, a superar a concorrência e a alcançar a excelência operacional na sua empresa.
Uma forma de buscar a melhoria contínua dos processos é utilizar o ciclo PDCA, que consiste em quatro etapas: planejar, fazer, verificar e agir.
Com um apoio especializado você terá maior e melhor eficiência operacional
Como você pode ver, a eficiência operacional é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa, pois permite otimizar os processos.
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